Porsche 718 Forum banner

Alguém sabe por que o cabo de ligação negativo NUNCA deve ser conectado à bateria?

2 reading
24K views 32 replies 18 participants last post by  haackbill  
#1 ·
A razão pela qual pergunto é que a maioria dos arrancadores portáteis tem cabos curtos que só chegam aos terminais da bateria e, portanto, não podem ser usados.

#2 · (Edited)
A razão pela qual pergunto é que a maioria dos carregadores portáteis tem cabos curtos que só alcançam os terminais da bateria e, portanto, não podem ser usados.
Tecnicamente, não estou ciente de nenhuma razão além de uma precaução de segurança. Até onde sei, isso é feito para minimizar as chances de uma faísca perto da bateria, onde existe a potencial existência de gases explosivos.

#22 ·
Em tudo isso, havia apenas uma (AFAIK) resposta para a pergunta original: "Alguém sabe por que o cabo de ligação negativo NUNCA deve ser conectado à bateria?"

AFAIK, isso é feito para minimizar as chances de uma faísca perto da bateria, onde existe a potencial existência de gases explosivos.
Isso -^ é uma razão. Uma bateria muito descarregada pode liberar gás hidrogênio. Ao fazer a conexão mais longe da bateria, você minimiza as chances de uma faísca inflamar o hidrogênio. Este é um risco bastante mínimo na minha opinião.

Uma razão melhor:

Ao conectar o cabo de ligação de aterramento diretamente a um aterramento de chassi designado, você pode (provavelmente irá) criar um caminho de aterramento melhor. Conectado à bateria descarregada, o caminho de aterramento tem que passar pelo grampo do terminal da bateria descarregada e, em seguida, pelo cabo de aterramento da bateria do carro. Os condutores dos cabos de ligação são frequentemente maiores em diâmetro do que o cabo de aterramento típico da bateria do carro e, portanto, têm menor resistência.

A ordem em que você conecta os cabos pode ser debatida para sempre, pois existem muitas permutações a serem consideradas. Se você tiver cabos de ligação reais independentes do 'dispositivo de partida', é sempre melhor começar com a extremidade dos cabos do carro descarregado.

E nunca deixe cair a outra extremidade do cabo depois de fazer a primeira conexão. Se por acaso uma das conexões for difícil de fazer sem o risco de entrar em contato acidentalmente com algo diferente da conexão pretendida, faça essa extremidade do cabo primeiro.

Por último, de Gtk:

"Deixe o motor do veículo doador funcionar em uma velocidade mais alta do motor."

Esta é uma boa maneira de arriscar danificar o alternador no carro doador. É melhor apenas usar a bateria do doador com o motor do doador desligado.

Eu realmente não entendo sua postagem.
Fio errado para mim ou para você? Este tópico é sobre pontes, como eu entendo, é a isso que me referi. Não se trata apenas de conectar baterias.
Está na imagem e no vídeo do YouTube.
Você está certo, foi mal. O título do tópico é sobre cabos de ligação. No entanto, as postagens iniciais descrevem a conexão de um dispositivo - partida portátil - a uma bateria descarregada.

Tanto a imagem quanto o vídeo afirmam o mesmo, comece com o cabo positivo primeiro (bateria para bateria), depois vá com o negativo, mas o negativo vai para o bloco do motor do carro descarregado ou ponto de partida negativo predefinido.
Novamente, foi mal: eu li o primeiro diagrama errado. Sim, eles são os mesmos.

#3 ·
Não tenho certeza sobre a maioria, mas os que usei podem facilmente alcançar um local adequado na estrutura em qualquer carro com o qual tenho experiência. Você não se conecta ao terminal negativo porque, como Bob disse, há um ligeiro risco de explosão e não há necessidade - o terminal negativo está conectado ao chassi, que é o aterramento neste caso. Qualquer metal exposto servirá.

#4 ·
Encontrei isto.
A questão tem a ver com o facto de o computador aumentar progressivamente a voltagem de carregamento da bateria à medida que a bateria envelhece. É por isso que é preciso avisar o computador quando uma bateria nova é instalada, porque senão ele vai aplicar uma voltagem muito alta à bateria, reduzindo a vida útil da bateria nova. Conectar o carregador diretamente ao terminal negativo ignora este sistema e pode fazer com que o computador sobrecarregue erroneamente a bateria, reduzindo sua vida útil
A razão pela qual pergunto é que a maioria dos carregadores portáteis tem cabos curtos que só alcançam os terminais da bateria e, portanto, não podem ser usados.
[/QUOT

Também vi algo sobre contagem de coulomb para auto stop/start no terminal negativo

#5 ·
A questão de segurança é o que costumava ser dito. Ainda faz sentido. Não tenho certeza do argumento do computador. Se o terminal negativo estiver conectado diretamente à massa do chassi, então não deve importar onde você conecta um carregador.

#8 ·
Também é mais seguro conectar primeiro ambas as extremidades do cabo positivo e depois as extremidades negativas. Isso para evitar que uma extremidade positiva caída toque acidentalmente a carroceria e cause um curto-circuito terrível nas condições certas. Se um cabo negativo cair e tocar na carroceria, não importa muito.
Na verdade, o oposto disso.

Conecte o terra primeiro. Então você pode soltar o cabo positivo em qualquer lugar, exceto no terminal positivo da bateria, sem criar um circuito com voltagem.

Se você conectar o cabo positivo ao terminal positivo da bateria, o cabo negativo estará pronto e disposto a sugar elétrons com potencial de bateria carregada de qualquer coisa que ele tocar. E ISSO pode causar danos se você deixá-lo cair em algo que está aterrado e não se destina a ser um aterramento de bateria não fundido.

#7 ·
Meu vizinho costumava ser um daqueles tipos que sabiam mais do que todo mundo e faziam as coisas do jeito que queriam, acima de qualquer instrução, e acreditavam em dar partida em carros conectando positivo a positivo e negativo a negativo e rodando o carro para carregar a bateria descarregada mais rápido. Depois de danificar vários alternadores fazendo isso, ele começou a seguir as instruções para dar partida em carros.

#9 ·
Todas as instruções que eu já vi diziam para conectar os terminais positivos primeiro.

A questão de segurança era mais sobre desconectar do que sobre deixar cair. A razão para conectar o negativo longe da bateria é, ou pelo menos era, que a desconexão poderia causar uma faísca. Se a bateria estivesse liberando uma nuvem de hidrogênio, uma faísca poderia inflamá-la. Então você queria ser capaz de desconectar algo longe da bateria. Eu nunca conheci ninguém que tivesse tal experiência.

#13 ·
Da minha parte, o ponto usual de um salto é para começar. (BAT está, por definição, fora de alcance se o frunk é o objetivo.) Defeito na bateria pode ser fios corroídos ou outra alta resistividade criando problemas ou ?; afinal, a BAT está morta por alguma razão. Então, uma conexão direta para (através) a bateria pode falhar também. A conexão do chassi contorna a BAT defeituosa. O motor de partida não se importa onde está o (-) contanto que haja um circuito completo. FWIW, fiz das duas maneiras inúmeras vezes com carros analógicos e digitais, baterias convencionais e sem manutenção e nunca fritei um computador, explodi a BAT ou incorri na ira de nenhum dos principais deuses automotivos.

#14 ·
Do aplicativo Good to Know:

Ao dar a partida com cabos, nunca conecte o cabo negativo preto diretamente à bateria. Sempre conecte o cabo negativo preto ao ponto de aterramento B (Fig. 36).

A Porsche realmente fornece um ponto de aterramento separado no lado esquerdo do carro (visto do assento).

E de Good to Know:

Abra a tampa do compartimento de bagagem dianteiro.

Consulte o capítulo "Destravamento de emergência da tampa do compartimento de bagagem".

Remova a tampa no compartimento de bagagem dianteiro.

Para remover a tampa: Consulte o capítulo "Remoção e armazenamento do composto de vedação de pneus ou caixa de ferramentas".

Conecte o cabo positivo vermelho ao terminal positivo A da bateria descarregada.

Conecte o cabo positivo vermelho ao terminal positivo da bateria doadora.

Conecte o cabo negativo preto ao terminal negativo da bateria doadora.

Conecte o cabo negativo preto ao ponto de aterramento B.

Nunca conecte o cabo negativo preto diretamente à bateria.

Deixe o motor do veículo doador funcionar em uma rotação do motor mais alta.

Ligue o motor. Uma tentativa de partida usando cabos de ligação não deve durar mais de 15 segundos.

Em seguida, espere pelo menos um minuto.

Com o motor funcionando: Primeiro, desconecte o cabo negativo preto do ponto de aterramento B e, em seguida, do terminal negativo da bateria doadora.

Com o motor funcionando: Desconecte o fio positivo vermelho do terminal positivo da bateria doadora primeiro e, em seguida, do terminal positivo A da bateria descarregada.

#16 ·
Sim, eu estava me perguntando se há armadilhas com um carregador de bateria portátil. Eles parecem bem baratos e fáceis. Só precisa mantê-lo carregado. Então você chega ao seu carro e ele está morto, defcon 1. Então seu frunk não abre, defcon 2. Ninguém por perto para uma ajuda, defcon 3. Você pode ligar para a AAA se tiver cobertura de celular e esperar alguém chegar, ou usar um carregador portátil se ele estiver carregado. O carregador parece um pouco mais conveniente. Ele abrirá o frunk através da caixa de fusíveis e também dará partida na bateria. Se o frunk não abrir, defcon 4, e você precisa de um reboque. Mas o gancho de reboque está no frunk, defcon 5. Parece que muita coisa poderia acontecer.

#33 ·
Sim, eu estava me perguntando se há armadilhas com um carregador de bateria portátil. Eles parecem bem baratos e fáceis. Só precisa mantê-lo carregado. Então você chega ao seu carro e ele está morto, defcon 1. Então sua frunk não abre, defcon 2. Ninguém por perto para um jump defcon 3. Você pode ligar para a AAA se tiver cobertura de celular e esperar alguém chegar, ou usar um carregador portátil se ele estiver carregado. O carregador parece um pouco mais conveniente. Ele abrirá a frunk através da caixa de fusíveis e também dará um jump na bateria. Se a frunk não abrir, defcon 4, e você precisa de um reboque. Mas o gancho de reboque está na frunk, defcon 5. Parece que muita coisa pode acontecer.
DEFCON One é o mais sério, não Five.

#20 ·
Como Boxsteiner mencionou, use um arrancador em vez de fazer uma ligação direta de um veículo doador. O único truque é ter um carregado e disponível quando você precisar.

#26 ·
É assim que também aprendi e fiz nas décadas anteriores. Faz sentido não correr, não colocar estresse adicional no gerador. Felizmente, nunca tive nenhum problema com isso.
Aprendi a fazer isso da maneira errada quando criança. Só desde que possuo e trabalhei em Porsches aprendi que não é a melhor maneira.

A melhor maneira de lidar com uma bateria de carro descarregada é carregá-la totalmente - com um carregador - antes de tentar dar a partida.

Se você der a partida em um carro com bateria descarregada e sair dirigindo com uma bateria quase descarregada, é melhor dirigir diretamente para uma loja e comprar uma bateria nova. Baterias muito descarregadas sujeitas à vibração e ao choque de serem dirigidas têm uma alta probabilidade de serem danificadas, de modo que não manterão a carga mais tarde, mesmo quando totalmente carregadas.

Essa última parte não é minha teoria: eu testemunhei isso em inúmeras ocasiões e existem explicações técnicas.

Se, no entanto, não for conveniente carregar a bateria, então...

Então você está dizendo que não se deve fazer o que o manual do GTK diz para fazer??? E também não fazer o que as pessoas fazem há anos, fazer o motor do carro doador funcionar??
Sim.

A maneira como as pessoas fazem isso há anos é configurar a partida com o carro doador funcionando, dar a partida no carro receptor, desconectar os cabos e deixar o carro receptor recarregar sua própria bateria. O carro doador nunca "doa" por mais de alguns minutos.
Esta é a minha compreensão do problema (que está sujeito a debate e/ou correção...)

Você já ouviu falar que nunca deve desconectar a bateria de um carro em funcionamento? O alternador é o que alimenta o carro após a partida, certo? Então, por que você precisa de uma bateria. A bateria fornece uma tensão de referência para o alternador e atua como um "capacitor" para picos de tensão transitórios que ocorrem quando várias partes do carro começam ou param de consumir energia. Sem uma bateria razoavelmente bem carregada, o alternador pode "enlouquecer" e danificar a si mesmo ou causar picos de sobretensão transitórios na eletrônica (que não gosta deles de forma alguma).

Uma bateria descarregada que acabou de ser ligada é um "capacitor" ruim para o alternador.

Do outro lado dos cabos, o carro em funcionamento acabou de dar a partida no motor de um carro com bateria descarregada, e o alternador do carro em funcionamento está alimentando ambos os veículos, carregando a bateria descarregada do outro carro e completando sua própria bateria. O alternador do carro 'morto' pode ou não estar 'ajudando', dependendo da tensão que ele vê como referência.

Agora, quando você desconecta abruptamente as duas baterias, o carro em funcionamento vê uma enorme mudança na carga do alternador que pode causar picos de tensão transitórios. E o alternador do carro 'morto' pode de repente passar de quase nada para fazer um motor funcionar e carregar uma bateria profundamente descarregada e, portanto, também ter picos de tensão.

Tive uma ocasião há muito, muito tempo, em que a pequena bateria e o alternador do meu Datsun 510 não conseguiam fornecer energia suficiente para ligar um motor muito maior com uma bateria muito descarregada. Um veículo muito maior não teve problemas com isso, no entanto. Mas eu nunca vi esse processo danificar o alternador do doador. Duvido que o manual do GTK diria para fazê-lo se fosse tão arriscado.
Eu acho que - assim como conectar o cabo terra ao terminal negativo da bateria pode causar uma explosão - o risco de dano ao alternador (ou módulo eletrônico) é provavelmente pequeno. O risco de dano ao alternador, pelo que entendo, é proporcional à idade do alternador (desgaste).

#31 ·
Boxsteiner, aqui está a razão para nunca conectar o cabo negativo diretamente à bateria, e por que as caixas de carregamento têm cabos muito curtos, 1) Ao dar a partida em um veículo, o veículo que está dando a partida nunca deve ter o cabo negativo conectado diretamente ao terminal da bateria, porque o veículo que está recebendo a partida pode ter um alternador em curto, e se estiver em curto, ele irá curto-circuitar o alternador do carro que está dando a partida. 2) As caixas de carregamento têm cabos curtos porque o caminho curto é o melhor, então conectar diretamente à bateria é o melhor, e você não precisa se preocupar com um alternador em curto.

#32 ·
Eu gostaria de adicionar isso: Desligue o rádio e quaisquer outros eletrônicos no carro antes de fazer a ligação direta. Eu explodi o som original Nissan da minha filha no Maxima dela por não desligar as músicas.

This post has been deleted