Porsche 718 Forum banner

Dicas para dirigir um carro com transmissão manual?

23K views 55 replies 26 participants last post by  Raven  
#1 ·
Olá a todos - Comprei um 718 Cayman básico há alguns meses como meu primeiro Porsche. Esta é a primeira vez que dirijo um carro com câmbio manual e, embora eu tenha melhorado muito (acho), quero continuar melhorando, tornando minhas trocas de marcha mais suaves e mantendo minha transmissão em boas condições. Vocês têm alguma dica?

Estou particularmente curioso sobre quando as pessoas tendem a trocar de marcha. Eu sei sobre a relação longa, mas não tenho certeza de quanto isso afeta quando devo trocar de marcha. Geralmente, tenho trocado de marcha quando as rotações ficam bem altas e o motor começa a soar como se estivesse trabalhando duro (cerca de 4.000 rpm). Mas, sendo este meu primeiro câmbio manual e meu primeiro carro esportivo, posso ser apenas mais sensível ao volume, pois ainda não estou totalmente acostumado a quão alto o motor pode ficar apenas com a condução normal. Eu só quero ter certeza de que estou trocando de marcha corretamente e que não estou sobrecarregando o motor ou algo assim.

Obrigado!

#4 ·
Bem-vindo ao mundo da Porsche e das transmissões manuais. O meu 718C tem o PDK, mas tenho conduzido carros desportivos com transmissões manuais há 50 anos. Mencionou que queria manter a transmissão em bom estado. A escolha da mudança em qualquer momento ou a decisão de quando mudar não afeta realmente a transmissão. A menos que esteja a ranger as mudanças, o que entendo que é bastante difícil de fazer com a caixa de velocidades 718, mudar de mudança não faz qualquer diferença para a vida útil da caixa de velocidades.

Aprender o som do motor é bom porque essa é a dica de quando tem de manter os olhos na estrada. Caso contrário, o conta-rotações é o seu amigo! O que é bastante óbvio, embora eu o tenha dito de qualquer maneira. Você realmente seleciona uma mudança com base no que o motor precisa fazer. 4000 rpm é um bom ponto de mudança, mas assim que o motor aquecer, ele irá rodar muito mais alto. Quanto mais baixa a mudança, mais binário tem nas rodas. Portanto, se quiser mais aceleração, espere um pouco mais antes de mudar. Vai queimar um pouco mais de gasolina dessa forma, mas não anda numa mudança mais alta do que o necessário o tempo todo.

Mais especificamente, a aceleração máxima é obtida por uma mudança pouco antes de a potência na curva de potência decrescente a altas rotações ser a mesma que o valor da curva crescente a baixas rotações na mudança superior seguinte. A curva de potência do motor 4T sobe constantemente a 2000 rpm e começa a cair bem acima de 6000 rpm. Isso significa que você pode adiar a mudança para acima de 6000 rpm. O motor irá rodar com segurança muito mais alto. Parece fazer um barulho lá em cima, mas se a Porsche diz que está tudo bem, então está. Se não precisar de correr lá em cima naquele momento específico, então não o faça. Portanto, 4000 rpm é um bom ponto de mudança na maioria das vezes, embora um pouco conservador se tiver vontade de ser agressivo. Todos esses números significam algo na pista. Para a condução geral, eles são apenas académicos (razão pela qual não nos preocupamos em memorizar a curva de potência). Você dirige por instinto no final de qualquer maneira.

#5 ·
Isso pode não se aplicar a você, mas se você comprou novo, a Porsche recomenda mantê-lo abaixo de 4000 rpm durante os primeiros 2000 milhas.

#6 ·
Sugiro que considere todos os conselhos realmente bons acima e, em seguida, dirija e mude as marchas para que aproveite o seu carro, independentemente do que os outros considerariam apropriado. Não existe um livro de texto com as rotações por minuto (RPM) corretas para subir ou descer as marchas e aquelas setas para cima/para baixo bobas na tela central não têm sentido, a menos que você esteja preocupado em pagar pela gasolina. O que é certo é o que lhe dá o desempenho/resposta que induz o sorriso e pelo qual você gastou muito dinheiro na loja da Porsche. Gosto de uma forte resposta do acelerador e muita aceleração, então costumo escolher uma marcha que mantenha RPMs mais altos. Nunca fico abaixo de 2.000 RPM e costumo dirigir na cidade acima de 3.000, para que eu possa sentir aqueles 300 cavalos em que estou sentado se eu pisar no acelerador. Outros mudam as marchas em RPMs mais baixas para uma melhor economia. Não importa. Mude as marchas e mantenha as RPMs que fazem você tirar o máximo proveito do seu carro.

#7 ·
Parte de "aprender a dirigir um carro manual" é realmente apenas se sentir confortável com seu carro, porque cada carro é diferente. Quando peguei meu 718, eu já dirigia carros manuais há anos, mas demorei um pouco para me acostumar com aquele carro em particular. Admito que o desliguei algumas vezes quando foi entregue pela primeira vez. Quanto às RPMs, tudo depende do seu humor e de quão agressivamente você quer dirigir. Normalmente, dirijo em ruas do bairro que não têm um limite de velocidade alto, então não preciso de muitas RPMs altas, mas, ocasionalmente, preciso (como quando viro à esquerda no trânsito ou acelero na rodovia). O Porsche foi projetado para suportar RPMs muito altas, então você não deve se preocupar em danificar o carro. Outro truque que você pode tentar é o seu assento - você está muito perto? Muito longe? Às vezes, obter a pressão certa na embreagem ao dirigir pode exigir alguns ajustes no assento.

#8 ·
Falando em querer um regime mais alto, isso se aplica ao PDK, bem como ao manual. Eu não sei sobre outras pessoas, mas uma razão pela qual eu mantenho o meu botão Sport ligado é porque ele aumenta os pontos de mudança. E, ah, hum, faz o motor produzir mais torque, mas não vamos mencionar isso.

#9 ·
Eu não entendia o que as pessoas queriam dizer quando diziam que dirigir um carro manual envolve muita sensibilidade, mas agora eu entendo. É tão diferente de dirigir um automático, pois recebo feedback imediato através do movimento do carro, vibrações sutis e sons do motor e ajusto a pressão na embreagem e no pedal do acelerador de acordo, e estar tão conectado ao carro torna a direção uma experiência muito mais divertida e envolvente.

#10 ·
Fico feliz em ver outro novo proprietário de Cayman. Mas não tenho dicas! Eu engasguei o meu logo que saí do lote antes que meu SA me alcançasse para me dizer que eu estava em terceira!

Eu dirigi carros manuais desde que tirei minha carteira de motorista, mas eram Mazdas e Hondas. Terminei o período de amaciamento, mas ainda acho que 4 mil RPM é o ponto de troca natural para mim. Estou ficando mais confortável em acelerar mais alto para me divertir no modo esportivo.

Ainda estou descobrindo como sair da linha mais rápido e como reduzir a velocidade. Às vezes, eu queria ter pego o PDK para que fosse sem esforço, mas tudo isso faz parte da diversão.

#13 ·
Fico feliz em ver outro novo proprietário de Cayman. Mas não tenho dicas! Eu engasguei o meu logo que saí do lote antes que meu SA me alcançasse para me dizer que eu estava em terceira!

Eu dirigi carros manuais desde que tirei minha carteira de motorista, mas eram Mazdas e Hondas. Terminei o período de amaciamento, mas ainda acho que 4K é o ponto de mudança natural para mim. Estou ficando mais confortável em girar mais alto para me divertir no modo esportivo.

Ainda estou descobrindo como sair mais rápido e como reduzir a velocidade. Às vezes, eu gostaria de ter conseguido o PDK para que fosse sem esforço, mas tudo isso faz parte da diversão.
Para o meu 718 base em MT, também tive dificuldade em sair mais rápido. É uma das razões pelas quais quero um S. Ouso dizer isso, mas também temos um 911 Carrera GTS em MT e a mudança da 1ª para a 2ª é muito melhor; não parece haver tanta resistência. Mas estou comparando maçãs com laranjas...

#11 ·
Acho que, assim que o motor aquece, as mudanças de marcha ficam mais suaves, especialmente da 1ª para a 2ª. A 1ª longa também leva algum tempo para se acostumar. Ainda não experimentei uma aceleração muito rápida a partir da imobilidade, por isso será interessante. Meu PDK 987s saía como um foguete dos semáforos, mas sei que meu 718 2.0 não será tão rápido.

#14 ·
A mudança de marchas desenvolve-se intuitivamente com o tempo. É como comer, você simplesmente faz. No início, é como se eu tivesse que escolher um utensílio, depois segurá-lo corretamente... e eventualmente você para de pensar nisso. É sobre o seu cérebro integrar o que seus ouvidos ouvem, o que sua bunda sente no assento, o que seus olhos veem sobre o terreno e obstáculos/perigos, e o que suas mãos e pés sentem.

#15 ·
A mudança intuitiva se desenvolve com o tempo. É como comer, você simplesmente faz. Começando, é como se eu tivesse que escolher um utensílio, depois segurá-lo corretamente... e eventualmente você para de pensar nisso. É sobre seu cérebro integrar o que seus ouvidos ouvem, o que sua bunda sente no assento, o que seus olhos veem sobre o terreno e obstáculos/perigos, e o que suas mãos e pés sentem.
Bravo! Embora eu não tenha certeza sobre a analogia de comer com utensílios - é preciso uma faca para cortar e uma colher para sopa ou falha - a condução por sensação/audição e o aspecto de sintonia intuitiva do cérebro, é perfeito. Acho que andar de bicicleta é uma maneira melhor de explicar isso. Sim, você usa seus pés para pedalar e suas mãos no guidão para dirigir, mas isso é apenas parte disso. A parte do equilíbrio é provavelmente a parte mais importante e algo que não tenho certeza se pode ser ensinado. A parte do equilíbrio só acontece quando seu cérebro ajuda seu corpo a fazer ajustes físicos para que você se mantenha equilibrado. Acho que pode ser considerado uma resposta natural e não uma resposta aprendida - pelo menos não da maneira de um livro didático.

É por isso que sempre fico confuso com as pessoas que procuram instruções de livros didáticos sobre como dirigir um carro manual. Existem muitas variáveis, incluindo terreno e condições da superfície da estrada, que entram em jogo. Acelerar para 2500+ rpm em pavimento molhado não produzirá os mesmos resultados que em pavimento seco ou em terreno montanhoso. Ler respostas dizendo às pessoas para acelerar para uma determinada faixa de RPM é um tanto inútil, na minha opinião. Leva apenas prática e, como já foi dito, nem todas as transmissões manuais são criadas iguais. Todas elas são diferentes. É preciso aprender inatamente as nuances das suas. Acho que aqueles que estão tendo problemas estão "pensando" demais nisso e isso afeta os resultados.

#17 ·
Jim, não discordo que existam certos fundamentos que precisam ser compreendidos antes que se possa dirigir um carro manual com proficiência. Isso pode até se estender aos números no tacômetro. Mas, eventualmente, acho que é preciso ir além disso se quiserem ser realmente proficientes e fazer com que a experiência seja agradável, em vez de frustrante ou até mesmo intimidante.

#18 ·
Meu primeiro MT foi um 4 velocidades OD em um Mustang GT de 1979 (Cologne 2.8L V6). Sem função de assistência de partida em subida. Eu não sabia dirigir um carro com câmbio manual naquela época, então meu irmão o levou para casa da concessionária. Fomos para um estacionamento vazio e eu apenas pratiquei. Fiquei bom o suficiente para que as partidas em subidas significativas não fossem problema. Parte da mágica é conhecer seu próprio carro, que é diferente do carro de qualquer outra pessoa. Mesmo o mesmo modelo de carro terá tido desgaste diferente na embreagem ou um turbo ou não, etc. É como a citação do filme Full Metal Jacket "...há muitos como ele, mas este é meu..."

#20 ·
Como o meu nome de utilizador sugere, eu adoro stick! Haha. Concordo com os outros em "sentir" o carro.

Honestamente, vá conduzir em trânsito pesado. Como trânsito da cidade, não trânsito de subúrbio. Duas vezes no trânsito da hora de ponta, você vai ficar tão confortável com a sua embraiagem (primeira e segunda marcha o dia todo, baby!)

Então, voar pelas marchas mais altas a um torque mais alto é uma brisa. Mas fique realmente confortável com o engate da sua embraiagem.

#21 ·
Também é útil lembrar que, se você alguma vez afogar o motor ao dar a partida, basta embrear e pisar no acelerador uma ou duas vezes, e o motor reiniciará e você poderá tentar novamente. Pode haver uma descrição mais precisa.

#22 ·
Além disso, é útil lembrar que se você alguma vez afogar o motor ao arrancar, basta embrear e pisar no acelerador uma ou duas vezes e o motor reiniciará e você poderá tentar novamente. Pode haver uma descrição mais precisa.
Uau, eu não sabia disso! Isso é um fato ou uma pegadinha de primeiro de abril?

#28 ·
Qual seria a melhor prática para sair de um semáforo? Soltar a embreagem da marcha lenta lentamente e acelerar ao mesmo tempo ou aumentar as rotações para cerca de 2.000 e soltar a embreagem?
Na minha opinião, é uma curta viagem até 2.000 e manter isso como um ponto de partida funcionaria melhor. Pessoalmente, eu apenas dou um pequeno toque no acelerador e começo a soltar a embreagem e acelerar quando as rotações começam a cair a partir daí, então eu realmente não tenho ideia de quais rotações é a pegada inicial. Eu nunca olho para o tacômetro para isso. Apenas desenvolver uma sensação permite que você mantenha seus olhos olhando ao redor enquanto você sai.

#34 ·
Pensei em dar um exemplo do que eu estava falando. Em 50 anos dirigindo carros com câmbio manual, em pelo menos 20 carros diferentes, incluindo alguns que estavam a um passo de um futuro no ferro-velho, nunca precisei substituir uma embreagem, nem tenho a constituição de alguém que tolera partidas desajeitadas ou bruscas. Meu primeiro carro novo foi um Toyota Tercel e foi o primeiro carro com tração dianteira que eu tive, então eu tinha certeza de que a embreagem estaria sob maior tensão e se desgastaria facilmente. Começando em cerca de 75.000 milhas, eu regularmente incomodava meu mecânico para trocar a embreagem, mas ele disse que não precisava. A 124.000 milhas, ele teve que separar o motor e a transaxle para substituir uma junta de velocidade constante e eu exigi que ele fizesse isso então. Quando fui buscar o carro, ele tirou minha embreagem do barril de peças usadas e me disse que ainda tinha mais 25.000 milhas pela frente. Então, aparentemente, eu não abuso das embreagens de uma forma que alguém sentiria. No entanto, ao tentar encontrar um exemplo de uma recente aventura rural, notei que eu não fazia o blip com tanta frequência quanto eu pensava e quando eu faço, ele normalmente precede a liberação da embreagem (muitas vezes na forma de um blip, leve blip, liberação fácil). O leve blip e a liberação não têm fim e começo em som, então estou assumindo que no ponto em que o blip faz a transição para a liberação é muito suave para dizer. Eu tenho um mp3 de cerca de 10 segundos, mas não tenho como compartilhar, a menos que seja por e-mail. Me envie uma mensagem privada e eu o enviarei.

#35 ·
Honestamente, não consigo dizer o que vem primeiro, a liberação da embreagem ou o engajamento do acelerador. Eu teria que entrar no carro e verificar conscientemente o que eu faço. Eu apenas dirijo. E faz tanto tempo que não estou ao volante de um carro com câmbio manual, que se tornou algo natural e algo em que não penso conscientemente desde que aprendi naquele Karmann Ghia.

Mas pensando nisso agora, direi o seguinte, a disposição do carro - inclinação, plano ou declive - é um fator importante em tudo isso. Se você estiver em uma inclinação, você acelera antes de qualquer outra coisa ou você afoga o motor ao soltar a embreagem, a menos que você acelere tudo depois de soltar a embreagem. Isso provavelmente resultaria em derrapagem das rodas e o carro se lançaria para frente. Geralmente, acredito que após a aceleração inicial para aumentar a rotação do motor e, em uma inclinação, eu as deixo cair para que as engrenagens se encaixem sem um solavanco repentino ou chiado das rodas traseiras. Então, de volta ao acelerador assim que a transmissão estiver engatada nas rodas. Terreno plano ou em declive e a partir de uma parada, as rotações são provavelmente suficientes para se mover, especialmente em S+ onde já estão em torno de 1100. Talvez apenas uma pequena aceleração e, em seguida, engate assim que elas estiverem caindo um pouco, a menos que você esteja tentando chegar em casa a tempo para o jogo :) Então é acelerador total e movendo-se pelas marchas até que a velocidade terminal seja atingida. lol

Tudo isso é resultado de testar minha memória muscular sentado no meu laptop e está me dando dor de cabeça lol

#38 ·
Honestamente, não consigo dizer o que vem primeiro, a liberação da embreagem ou o engate do acelerador. Eu teria que entrar no carro e verificar conscientemente o que eu faço. Eu apenas dirijo. E faz tanto tempo que não dirijo um carro com câmbio manual, que se tornou algo natural e algo em que não penso conscientemente desde que aprendi naquele Karmann Ghia.

Mas pensando nisso agora, direi o seguinte, a disposição do carro - inclinação, plano ou declive - é um fator importante em tudo isso. Se você estiver em uma inclinação, estará dando um toque no acelerador antes de qualquer outra coisa ou estará engasgando ao soltar, a menos que você acelere totalmente após soltar a embreagem. Isso provavelmente resultaria em derrapagem das rodas e o carro avançando. Geralmente, acredito que, após o toque inicial no acelerador para aumentar a rotação do motor, e quando em uma inclinação, deixo-os cair para que as engrenagens se encaixem sem um solavanco repentino ou chiado das rodas traseiras. Então, de volta ao acelerador assim que a transmissão estiver engatada nas rodas. Terreno plano ou em declive e a partir da parada, as rotações são provavelmente suficientes para se mover, especialmente em S+ onde já estão em torno de 1100. Talvez apenas um pequeno toque no acelerador e, em seguida, engate assim que eles estiverem caindo um pouco, a menos que você esteja tentando chegar em casa a tempo para o jogo :) Então é acelerador total e movendo-se pelas marchas até que a velocidade terminal seja atingida. lol

Tudo isso é resultado de testar minha memória muscular sentado no meu laptop e está me dando dor de cabeça lol
Você está totalmente certo, é claro, mas tudo isso também me machuca a cabeça.
Eu apenas faço isso sem pensar conscientemente, com ou sem inclinação.