Porsche 718 Forum banner

Aquecimento do motor

1 reading
19K views 43 replies 22 participants last post by  Payman  
#1 ·
Olá a todos,

Sempre tive o cuidado de aquecer os meus motores antes da operação de alta rotação/potência. A maioria dos meus carros não tinha leituras de temperatura do óleo no painel, por isso esperei que o líquido de arrefecimento atingisse a temperatura normal e esperei mais 5 minutos ou mais. Com o 718, tenho acesso à temperatura do óleo. Eu estava apenas me perguntando se existe um consenso para a temperatura mínima do óleo antes da operação de alta rotação/potência. Atualmente, espero até cerca de 80°C (176°F), mas isso pode levar de 10 a 15 minutos a partir de um motor frio. Suspeito que o óleo fornecerá proteção adequada ao motor em temperaturas mais baixas do que isso, então pensei em postar aqui para ver o que os outros pensam. Meu trajeto para o trabalho não é tão longo, então, às vezes, no inverno, eu apenas o aqueço (80°C) quando chego lá.

Saudações,

Adrian

#5 ·
O líquido de arrefecimento atinge a temperatura muito mais rápido que o óleo. Eu presumiria que as peças de metal no motor estariam mais próximas da temperatura do líquido de arrefecimento do que da temperatura do óleo. Quero dizer, o bloco/cabeças, etc. são arrefecidos pelo líquido de arrefecimento.

Meu wrx tem pistões forjados com grandes folgas. Parece um trator na partida a frio, mas o ruído desaparece rapidamente quando aquece. Bem antes do líquido de arrefecimento atingir a temperatura de operação. Eu tenho um resfriador de óleo nele e tenho que cobrir o resfriador ao dirigir na estrada, pois a temperatura do óleo luta para subir acima de 70°C.

#6 ·
Embora eu goste que o 718 forneça uma leitura digital exata da temperatura do óleo, não sou fã do medidor em si. Minha regra geral para carros sempre foi que, assim que o medidor de temperatura do óleo sai da posição de repouso, você pode começar a usar muito mais o acelerador. Isso, é claro, só funciona para medidores analógicos e geralmente está na faixa de 150-160 graus em outros carros alemães que eu tive.

#7 ·
Espero (para ultrapassar as 4.000 rpm) até que o meu indicador saia do azul, o que, tanto quanto sei, é 170 F. (Na época em que eu era um cara de Corvette C5, todo mundo dizia 150 F.) Estes carros equilibram-se a 200 em Sport e Sport+, por isso não acho necessário

#10 ·
Eu li em algum lugar 154F e estou me apegando a isso. É quando a temperatura sai do azul. Os óleos modernos operam a -40F e estamos preocupados se 140F ou 190F podem danificar o motor?
Não é para o óleo, é para todas as peças que funcionam melhor quando são levadas à temperatura de operação.
MOO e FWIW! É tudo uma questão de opinião de qualquer maneira!!😁

#21 ·
Obrigado pelas respostas de todos... Acho que vou trabalhar em 75C = 167f. Um pouco além do final do azul. O óleo deve estar funcionando e fluindo bem com todas as suas propriedades anti-desgaste no ideal. Anteriormente eu estava usando 80c, mas no inverno com um trajeto curto, isso pode ser um problema.

#31 ·
Como os nossos carros são de injeção direta, é provável que tenha mais a ver com o aquecimento do catalisador. Na época da injeção no coletor de admissão, tratava-se da vaporização do combustível com ar frio e da condensação no coletor. Mas com a injeção direta, todo o combustível chega à câmara de combustão, pois é aí que é injetado.

#34 ·
Eu não queria começar um novo tópico para uma pergunta simples... No Fórum Macan, os membros tendem a esperar até que seus Macans atinjam a temperatura ideal antes de ligar o Sport ou Sport + para dirigir. Tenho usado o Sport imediatamente e, em seguida, trocado as marchas para manter as rotações abaixo de 4000 até que o motor aqueça. Não parece demorar tanto quanto o Macan. E então eu acelero. E você?

#35 ·
Eu faço isso em 3 estágios, haha:

1. Aquecimento inicial até que o tacômetro caia abaixo de 1k RPM, então eu saio da garagem (orientação passada para mim por um velho mecânico da Honda, me disseram que esse tempo de marcha lenta provavelmente não é útil, mas também não prejudicial... então eu adoto a abordagem do por que não)
2. Fique abaixo de 3k RPM até 195F
3. Modo esportivo ativado (se usado) a 205F

Agora é meu hábito... mesmo que eu quisesse mudar minha leve personalidade TOC, isso não me deixaria.

#37 ·
Eu faço isso em 3 estágios, haha:

1. Aquecimento inicial até que o tacômetro caia abaixo de 1k RPM, então eu saio da garagem (orientação passada para mim por um antigo mecânico da Honda, me disseram que esse tempo de marcha lenta provavelmente não é útil, mas também não é prejudicial... então eu adoto a abordagem do por que não)
2. Fique abaixo de 3k RPM até 195F
3. Modo esportivo ativado (se usado) a 205F

Agora é meu hábito... mesmo que eu quisesse mudar minha leve personalidade TOC, isso não me deixaria.
Estranhamente, eu segui as mesmas três etapas em nosso BS e planejo fazer o mesmo em nosso BGTS.

#38 ·
Comecei este tópico quando comprei meu carro. Desde então, relaxei um pouco. Ligo o carro assim que saio para ele (gostaria de poder ligá-lo sem colocar o pé no pedal!!). Muitas vezes, coloco coisas no porta-malas, verifico o correio, etc., e levo um ou dois minutos para entrar antes de dar ré. Então, moro em um condomínio com limite de velocidade baixo, então levo alguns minutos para sair a 20-30 km/h. Coloco no modo S imediatamente ao dirigir, mas mantenho a rotação/acelerador baixos. Quando chego a cerca de 70°C, começo a dar aceleração média até cerca de 5000 RPM. Quando chego a 80°C, dou aceleração total até a linha vermelha (se necessário!!). No inverno, leva cerca de 15 minutos para chegar a este ponto. No verão, cerca de 10 minutos. Meu trajeto para o trabalho leva cerca de 20-25 minutos.

#39 ·
Comecei este tópico quando comprei o meu carro. Desde então, relaxei um pouco. Ligo o carro assim que vou até ele (gostava de poder ligá-lo sem ter o pé no pedal!!). Muitas vezes, coloco coisas na mala, verifico o correio, etc., e levo um ou dois minutos para entrar antes de dar a ré. Depois, moro num bairro residencial com um limite de velocidade baixo, por isso levo alguns minutos para sair a 20-30 km/h. Coloco-o no modo S imediatamente ao conduzir, mas mantenho as rotações/acelerador baixos. Assim que chego a cerca de 70°C, começo a dar um acelerador médio até cerca de 5000 RPM. Assim que chego a 80°C, dou o acelerador total até à linha vermelha (se necessário!!). No inverno, leva cerca de 15 minutos para chegar a este ponto. No verão, cerca de 10 minutos. A minha viagem para o trabalho demora cerca de 20-25 minutos.
Então, como muitos proprietários de Porsche que podem ser ligeiramente neuróticos quando se trata dos seus carros, estou agora a questionar-me se esperei tempo suficiente para aquecer antes de dar rotações mais altas (5k). Normalmente, esperava até que o líquido de arrefecimento estivesse a 194 ou acima. Mas, ao ler isto e depois ao conduzir o meu carro, noto que a temperatura do óleo demora bastante a sair do azul, o que é surpreendente. Só me lembro de algumas vezes em que dei muita potência (até 6.000 rpm -- quase nunca levo o carro até à linha vermelha e mesmo 6.000 rpm é muito para mim) depois de conduzir talvez 5 minutos ou mais, e, portanto, quaisquer preocupações sobre o desgaste do motor seriam exageradas. Mas acho que estarei um pouco mais vigilante em relação a essa pequena linha azul na temperatura do óleo no futuro. E isso, senhoras e senhores, é provavelmente a minha última publicação de 2023 :) Feliz ano novo a todos.

#43 ·
O meu óleo já não atinge os 100°C, a menos que eu esteja a conduzir há cerca de uma hora e, em seguida, quando abrando, a temperatura do óleo desce para cerca de 95-98°C. Costumava ficar nos 102°C até por volta do verão deste ano, quando se estabeleceu nos meados dos anos 90.

Normalmente, considero 90°C como suficiente para começar a acelerar, mas não com rotações loucas até que esteja nos meados dos anos 90.

A troca de óleo está prevista para março, por isso tenho a certeza de que voltará a subir com óleo novo.