Fiz uma tonelada de pesquisa sobre PCCB vs. aço antes de finalizar minha especificação, e fui e voltei mais vezes do que gostaria de admitir. No final, escolhi PCCB — e estou muito feliz por ter feito isso.
Não há dúvida de que os PCCBs têm benefícios claros — peso não suspenso reduzido, sem poeira de freio, zero fade na rua e aparência impressionante. O ponto crucial para a maioria das pessoas é o custo de substituição, e essa preocupação geralmente decorre de sistemas PCCB de geração mais antiga ou de anedotas de segunda mão.
Depois de mergulhar em fóruns, postagens sociais e conversar com motoristas que
usam ativamente seus PCCBs, descobri que a experiência do mundo real é muito mais encorajadora. O consenso geral é:
✅ Você terá excelente longevidade com PCCB se trocar as pastilhas com 40–50% de desgaste
✅ O calor é o verdadeiro inimigo e, em sessões típicas de HPDE de 20 minutos, você não está gerando o calor extremo das corridas roda a roda
✅ Manter as pastilhas novas ajuda a dissipar melhor o calor e proteger os rotores
Com esses hábitos, a maioria das pessoas está vendo
50+ dias de pista e milhares de milhas rodoviárias de seus PCCBs. Isso coloca a substituição em 4–5 anos — e agora você tem opções como o recondicionamento da ReBrake (~$10.000) ou a conversão para Surface Transforms, se necessário.
Até agora, fiz dois dias de pista este ano e os PCCBs foram fenomenais. A economia de peso foi mais perceptível do que eu esperava, e o desempenho da frenagem foi consistente com zero fade. E para uso na rua? Sem poeira de freio. Depois de viver com o GTS 4.0, só isso parecia mudar a vida.
Espero não estar chorando no ano que vem….
Conclusão:
- , Se o seu carro veio com aço, a troca geralmente é muito cara para justificar, a menos que o orçamento não seja uma preocupação.
- , Mas se você está especificando um carro novo, sempre estarei marcando a caixa PCCB no futuro. O desempenho, a limpeza e a viabilidade a longo prazo — quando devidamente cuidados — valem absolutamente a pena.